Execute DBLINK no PostgreSQL e se conecte em outras estruturas sem sair da sua função
Você pode adicionar o recurso na sua função do banco de dados para que percorra loops, ou se conecte em outro ambiente para fazer consultar e procedimento de manutenção.
Salve salve moqueridos, Gustavo Web aqui com a aula de encerramento da nossa playlist #BoraProgramar do nosso canal do youtube!
O assunto aqui vai ser sobre o dblink, que no meu ponto de vista é o principal recurso que você pode usar como argumento quando for escolher o seu SGDB.
Ovreview DBLINK
Esse recuros permite que você se conecte com outro banco de dados sem abandonar a sua conexão inicial, e utilizar o próprio banco de dados para se conectar com outra estrutura.
A sintaxe é bastante simples, basicamente é necessários dois parâmetros dessa função:
- Primeiro Parâmetro: Você vai informar os parâmetros de conexão como usuário, senha, ip, porta, nome do banco de dados... Sem muito segredo!
- Segundo Parâmetro: A query que você deseja executar o banco de destino.
Como vamos ter um retorno, precisamos informar a estrutura de retorno da consulta, então também passamos um álias para a tabela de resposta contendo o nome das colunas e o tipo de cada um deles.
Próximos Conteúdos
Como chegamos ao final dessa série de conteúdos, você pode me contar aqui abaixo o que você quer ver nos próximos conteúdos e também se você gostou das aulas que a gente vem publicando semanalmente aqui :)
Para se inscrever no nosso canal, é só clicar aqui e não se esqueça de ativar as notificações clicando no sininho.